Visita guiada ao Laboratório HERCULES
Visita guiada ao Laboratório HERCULES
Palácio do Vimioso - Universidade de Évora
20 mai / 15:00
por JOSÉ MIRÃO, diretor do HERCULES e ANTÓNIO CANDEIAS, coordenador do IN2 PAST

Sessão organizada com o Laboratório Associado IN2PAST
Lotação limitada. Inscrições através do email festivalimaterial@gmail.com

O Laboratório HERCULES é uma das unidades de investigação europeias mais conhecida no âmbito do estudo e salvaguarda do Património Cultural. A sua capacidade científica tem permitido realizar trabalhos muito diversos, da pintura de Edvard Munch aos murais de Almada Negreiros, dos tapetes de Arraiolos à Biblioteca Vaticana. Esta é uma oportunidade para conhecer os laboratórios desta unidade de investigação da Universidade de Évora e parte do Laboratório Associado IN2PAST.
Oficina de arqueologia experimental no Alto de S. Bento: Arte Megalítica: As Placas de Xisto
Oficina de arqueologia experimental no Alto de S. Bento: Arte Megalítica: As Placas de Xisto
Alto de São Bento
21 mai / 10:30
com o arqueólogo MÁRIO CARVALHO

A construção de monumentos megalíticos foi levada a cabo, maioritariamente, pelas sucessivas comunidades de pastores e agricultores do Neolítico e da Idade
do Cobre. Este novo estilo de vida, em oposição ao dos antigos caçadores-recoletores, implicou grandes mudanças sociais, religiosas e artísticas. Em oposição aos temas mais zoomórficos representados anteriormente, a arte rupestre e a arte móvel que encontramos nos monumentos megalíticos é focada na representação da figura Humana, dos astros, de formas geométricas e do báculo (ou cajado do pastor). Neste contexto cultural, as placas de xisto são objectos com grande riqueza simbólica e artística, exclusivamente produzidas no sudoeste da Península Ibérica. Faziam parte das oferendas funerárias de indivíduos de estatuto elevado e são, por norma, retangulares ou trapezoidais, em xisto polido e profusamente decoradas com padrões geométricos e elementos antropomórficos. Nesta oficina, após uma breve contextualização arqueológica, os participantes vão ter a oportunidade de fazer a sua própria placa de xisto, utilizando apenas materiais e ferramentas da época e seguindo os processos originais: afeiçoamento, polimento, perfuração e gravação.
Visita guiada ao Cromeleque dos Almendres
Visita guiada ao Cromeleque dos Almendres
Centro Interpretativo dos Almendres
27 mai / 10:30
Com o arqueólogo MÁRIO CARVALHO

O Cromeleque dos Almendres é o maior monumento megalítico da Península Ibérica e um dos mais antigos exemplos de arquitetura monumental na Europa. Foi construído pelas primeiras sociedades sedentárias, de pastores e agricultores, que ocuparam esta região, à cerca de 7000 anos. Nesta visita guiada procuramos ofere­cer um enquadramento arqueológico sobre o sítio (aspectos arquitectónicos, cronológicos e culturais) e partilhar as diferentes interpretações, formuladas pelos arqueólogos, sobre a sua função original e o significado da sua arte. Como o monumento está enquadrado por uma paisagem natural muito especial ­- o Montado ­ procuraremos, complementarmente, fornecer informação ambiental relevante sobre a fauna e a flora que encontremos pelo caminho.